• Cuiabá, 14 de Setembro - 2025 00:00:00

Em live, Emanuel Pinheiro propõe "por um ponto final" em briga com governador do Estado


Rafaela Maximiano

“Será que como prefeito da capital que carrega nas costas a Saúde do Estado não posso sugerir ao Governo do Estado uma união e a reabertura do Centro de Triagem?”. Foi com essa pontuação que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, iniciou uma live ao vivo pelo seu canal do you tube nesta terça-feira, dia 11, às 19h.

Pinheiro se referiu à resposta do Governado Mauro Mendes “de que Cuiabá deveria fazer um Centro de Triagem”, ao invés de reativar o Centro de Triagem na Arena Pantanal.

O prefeito também declarou que está disposto a não “brigar”, “discutir” e pôr um ponto final nas polêmicas brigas entre os dois gestores.  “Conversei com amigos e familiares. Tenho que dizer que sou humano e às vezes erramos, sentimos raiva, mas estou disposto a pôr um ponto final nisso pois quem mais sai perdendo com essa discussão infrutífera é a população. A arte da política é dialogar. Então governador estou à disposição para conversar e ser arrogante não nos leva a lugar nenhum”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Emanuel Pinheiro também esclareceu que o município “possui garantido 26 mil testes rápidos que estão assegurados pelo Governo Federal e que são encaminhados via Governo Estadual. Considero suficientes inicialmente”, disse.

Esta é a segunda live que o Chefe do Executivo Municipal realiza. O tema foi combate à pandemia da Covid-19 e a epidemia da gripe H3N2 no município.

Logo após os primeiros esclarecimentos Emanuel Pinheiro fez um balanço da gestão quanto às ações e recursos aplicados no setor de saúde municipal. Também justificou que o live é um novo canal de comunicação que quer aproximar sua gestão da população “para falar o que o povo quer ouvir e não o que o gestor prefeito quer dizer”, disse.

Pinheiro também pontuou “é hora de prefeitar, de ser gestor e trabalhar pela população cuiabana. Mal saímos da pandemia da covid, estamos enfrentando uma nova variante a ômicron e entramos nessa situação da gripe H3N2, por isso interrompi minhas férias”, declarou.

Confira outros assuntos abordados durante a live: (Atualização em instantes)

- Sobre o projeto da Assembleia Legislativa que proíbe o passaporte vacina - e sabendo que o STF já deliberou que prefeitos tem competência sobre esse assunto, Emanuel declarou que “não há outra forma de nos protegermos dessa doença a não ser através da vacina”. Também pontuou que “não há espaço para atitudes negacionistas”;

-Segurança Pública: vai pagar mais por hora trabalhado aos profissionais da segurança em Cuiabá;

- 4ª parte do ICMS – “O governador propôs novo cálculo da arrecadação do ICMS para os municípios. Questiono aqui como o governado propõe isso sem ouvir os municípios, temos todo um planejamento tendo como carro chefe o ICMS... Isso pode levar a quebradeira de vários municípios. O ICMS representa 11% do bolo de arrecadação”, disse.

- Cuiabá deve perder no mínimo R$ 110 milhões com a  4ª parte do ICMS proposta como está;

- 4ª parte do ICMS – "Governador: não queremos brigar, queremos contribuir e dialogar, vamos apronfudar essa matéria", declarou Emanuel Pinheiro;

O prefeito também recebeu a perguntas da população, confira algumas:

- "Com a imunização avançada não cabe impor medidas restritivas, até poque nosso setor produtivo, a economia da capital são suporta", disse o gestor;

- Medicamentos sobre a saúde mental e outros insumos na saúde em geral, serão revistos, "porém a pandemia sobre a pandemia tem dificultado outros atendimentos; o Hospital Municipal está lotado. Estamos enfrentando não só a pandemia sobre a pandemia, mas as pessoas continuam se acidentando e buscando outros tratamentos", respondeu Pinheiro sobre a suposta falta de medicamentos em setores da saúde municipal;

- 25% dos profisisoanis da área de saúde de Cauibá estão com a sindrome gripal ou a covid;

- "Não há necessidade de testagem em massa, já estamos realizando a testagem a quem precisar. Basta ptocurar um posto de saúde", disse;

- Sobre a vacinação de crianças Emanuel respondeu: "Sou pró-vacina mas defendo a cautela. A vacinação em crianças precisa ser realizada com autorização dos pais, com a coscientização da família que precisa levar a cirança de 05 a 11 anos no posto de saúde para vacinar contra a covid. Não podemos vacinar as crianças nas escolas sem autorização dos pais".

- Encerrando a live, Emanuel Pinheiro declarou que está fazendo ajustes e anunciou o nova secretária de Saúde, Suelen Danielem Alliend , que já respondia interinamente a pasta. No cargo que ela ocupava, de secretaria-adjunta de planejamento de saúde e atenção terciária, será remanejando Oscarlino Alves para a pasta. Zito Adrien volta à gestão Emanuel PInheiro para assumir a Secretaria de Turismo. O prefeito também disse que pretende na proxima live, dia 18, anunciar novos nomes na sua gestão.

(Última atualização 20h10')




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: